Field Recordings

A ideia era recolher em formato audio,memórias,ambientes e conversas.Tinha como principal objectivo conservar o sotaque caxineiro,que é único, ouvi e utilizei durante o meu crescimento.Dei início a um projecto chamado búzio no ouvido e durante ano e meio criei dois canais no soundcloud, com fragmentos dessas recolhas e armazenei uma grande quantidade de gigabytes num disco externo.
Por casualidade, e durante esse percurso de recolha encontrei nas traseiras da igreja do senhor dos navegantes as antigas colunas que eram usadas para amplificar as cerimónias, empilhadas para irem para o lixo. Nesse momento surgiu a ideia de as restaurar e construir um pequeno amplificador e disparar a partir de um leitor de mp3 os fragmentos recolhidos. Criei uma instalação sonora que acabou por ser montada no mercado das caxinas, nas bancas que ainda hoje continuam a vender peixe, convidando as pessoas a escutar um cruzamento de fragmentos que resultava numa paisagem sonora que as transportava a um passeio pelas ruas das caxinas, a entrar nas casas ou ouvir o som das tocas onde se apanham marachombas e claro, o sotaque.
A instalação foi apresentada  dia 31 de maio, de 2014,  no dia do pescador, inserida nas propostas da associação Bind’ó Peixe para essa comemoração.